Pósteres
-
Consulte aqui o livro de resumos do 2.º Congresso Nacional de Comunicação de Ciência, Porto 2014
Discussão de pósteres - sessões paralelas
Sessão A – Grassroots, DIY, citizen science, projetos desenvolvidos em comunidades
Painel 1
Arguência:
Marta Agostinho, Andreia Azevedo Soares, Júlio Borlido1. BioBlitz@SERRALVES: 36h de biodiversidade em festa
Raquel Henriques Ramalho Ribeiro, Joana Mexia de Almeida
2. Citizen science no mundo das aves: uma história com mais de dez anos
Vanessa Oliveira
3. Geografia Participativa: juniores no Jardim Botânico do Porto
Pedro Silva, Rui Fernandes
4. Citizen Science for habitat mapping: a public inventory of Ponds in Portugal
Eunice Sousa, Armando Alves, Jael Palhas, José Teixeira
5. Ciência e sociedade: a comunicação de ciência como base para a sustentabilidade
Sofia Jervis, Carlos Fonseca, Milene Matos
6. Ciência Chegou aos Pátios: a comunidade a promover o acesso ao conhecimento científico
Gisela Gaio-Oliveira
7. Os fósseis como elemento de atractividade territorial
Mónica Costa, Sónia Gaspar, Vera Novais
8. Comunicar em Ciência a partir da técnica desenho-estória: um relato de experiência
Francisco Rafael de Araújo Rodrigues
9. Construindo colaborações, fortalecendo a democracia? Reflexões sobre as relações ciência e sociedade na colaboração com a Associação Portuguesa de Gagos
Daniel Neves da Costa
10. Mediadores e Agentes Múltiplos na Sensibilização Pública para a Hemocromatose Hereditária
Emerência Teixeira, Júlio Borlido-Santos, Milena Paneque, João Arriscado Nunes, Graça Porto
11. Um Programa de Comunicação de Astronomia (quase) Sem Custos
João Retré
12. “Sou Cientista” – uma experiência de ligação entre escolas secundárias e um centro de investigação
Joana Perdigão, Maria João Correia
13. Laboratório de Jogos
Maria de Fátima Pacheco, Ana Isabel Pereira, Florbela FernandesSessão B – Educação informal e projetos para grandes públicos
Painel 2
Arguência:
Luís Azevedo, Paulo Gama Mota, Ricardo Cardoso Reis1. Quero mais e melhores células! Um projeto de divulgação sobre células estaminais e o seu impacto na população portuguesa
Sara Varela Amaral, Teresa Neiva, João Ramalho-Santos, M. Teresa Girão da Cruz
2. Pontes de comunicação entre ciência e comunidade: avaliar para evoluir
Ana Lúcia Ferreira Santos Silva
3. Interdisciplinary approach to promote Mediterranean biodiversity knowledge and environmental awareness within pre-scholars
João Miranda, Joana Vila Nova, Joana Baptista, Raquel Maricato, Odete Cerqueira, Nuno Freitas, Anabela Marisa Azul
4. A comunicação das alterações climáticas em Museus e Centros de Ciência: estudo prévio para a promoção de uma abordagem eficiente
Gisela Gaio-Oliveira, Nuno Carvalho
5. A Biologia e a Matemática vistas com as mãos e com os olhos através do croché
João Duarte, Maria Antónia Forjaz, Maria Judite Almeida, Marina Maciel, Cristina Almeida Aguiar, Alexandra Nobre
6. Estratégia de comunicação e divulgação científica do Projecto ECORISK
Sónia Costa, Daniel Ribeiro, Lúcia Guilhermino
7. Infusão de Ciência
Paulo Renato Trincão, Catarina Schreck Reis, Liliana Gonçalves
8. Desporto e Ciência, science café Guimarães Cidade Europeia do Desporto 2013
Paula Maria Ramos Nogueira
9. Concurso Escolar “Hemo… Quê?”: Caso de Estudo em Educação para a Saúde
Emerência Teixeira, Sandra Silva, Álvaro Mendes, Júlio Borlido-Santos, Milena Paneque, João Arriscado Nunes, Graça Porto
10. Ciência em ação: como contar ciência aos mais pequenos
Lília Marina Pereira da Cunha
11. Planetário Portátil do CAUP – 23 anos a levar Astronomia às Escolas
Ricardo Cardoso Reis, Filipe Pires
12. Mostrar o mundo microbiano que nos rodeia a crianças: desafios e conquistas.
Angelita Rebelo, Aurora Ribeiro, Patrícia Ribeiro, Manuel Filipe Costa, Cristina Almeida Aguiar
13. Universidade e Escolas Secundárias em rede: Projeto “A minha Escola de Ciências”
Sandra Paiva, Alice Dias, Ana Carvalho, Ana Cunha, Ana Isabel Pinheiro, Arminda Manuela Gonçalves, Carlos Silva, Elisabete Coutinho, Luís Cunha, Maria Cláudia Araújo, Maria Teresa Almeida, Pedro Pimenta Simões, Rui Baptista, Estelita Vaz
14. Sciencecalifragilistic – Critical Thinking and Science: a Journey through the Scientific Method
Ana Mafalda Vicente, Ana Pereira, Rodrigo Abril de Abreu, Pedro Galvão Ferreira, Tânia Li Chen, Teresa Carlos, Claudia Vieira, Elsa Abranches, Maria Inês Vicente, Catarina Ramos, Zachary Mainen
15. Vamos semear ciência!
Paulo Renato Trincão, Catarina Schreck Reis, Aurora Moreira, Helena Nunes, Carine Azevedo, Raquel LopesSessão C – Educação informal e projetos para grandes públicos
Painel 3
Arguência:
Luís Veríssimo, Paulo Gusmão, Ricardo Cardoso Reis1. Casa da Ciência: modelo de comunicação de ciência em Cabo Verde
Pedro Pombo, Ivonne Delgadillo
2. Laboratório Aberto: um modelo de “como fazer ciência”
Estefânia Martins, Rita Coelho, Claudia Moreira, Luís Cirnes
3. Centro de Ciência Júnior: Educar e divulgar ciência experimentando
Margarida Sofia Rafael Vieira
4. Estratégias de Comunicação em Educação Ambiental: O exemplo do CMIA de Vila do Conde
Rosana Martins Afonso, Ana dos Santos Ferreira de Barros Laranja, Sílvia Maria do Bonfim Morim, Ana Paula de Campos Mucha
5. Visitas a laboratórios de investigação na área da Física – um estudo piloto em divulgação de ciência para público escolar
Daniel T. Ribeiro e P. Simeão Carvalho
6. Ensinar e Aprender Ciência em Laboratórios de Ciência
Carreira Barbosa F., Inácio A., Jacinto António
7. Direção de Serviços de Investigação e Desenvolvimento da Pesca – O papel na comunicação da ciência na Madeira
Adriana Alves
8. Instituto de Educação e Cidadania: a interface entre Escolas, Universidades e Institutos de Investigação
Sónia Ferreira, Ana Santos-Carvalho
9. STOL — A construção de um projeto de divulgação de Ciência
Alexandra Nobre, Cristina Almeida Aguiar, Maria Antónia Forjaz, Marina Maciel, Inês Almeida Braga, Hugo Carvalho Araújo, Maria Judite Almeida
10. A avaliação do impacto de sessões observacionais de Astronomia em crianças do 1.º ciclo: a representação simbólica como fontes de indicadores
Sara Anjos, Alexandre Aibéo
11. A portray of Biodiversity in children’s trade books.
Eunice Sousa, Victor Quintino, José Teixeira, Ana Maria Rodrigues
12. Homo numericus: O homem numa abordagem facetada e interdisciplinar
Maria Antónia Forjaz, Alexandra Nobre, Cristina Almeida Aguiar, Marina Maciel, Maria Judite Almeida
13. A Impressão Digital dos Astros
Filipe Pires, Ricardo Cardoso Reis
14. Um Mergulho com Ciência
Rita Campos, Miguel Gomes, Alexandra Mendes, Molnár Zoltán Róbert
15. “Histórias que vêm do Mar” – uma exposição itinerante e em construção sobre o património cultural subaquático dos Açores
Carla Dâmaso, Ana Lúcia Almeida, José Bettencourt, Jorge Bruno, Vítor Castelo, Márcia Dutra, Francisco Maduro-Dias, Luís Menezes, Filipe Porteiro
16. HAPPY: Prevenção de Cancro no Smartphone
Ribeiro, N. 1,2; Almeida, A. M. 2,4; Santos Silva, F. 1,5
1Ipatimup; 2DeCA, Universidade de Aveiro; 3Faculdade de Ciências da Universidade do Porto; 4CETAC.MEDIA, Universidade de Aveiro; 5Faculdade de Medicina da Universidade do PortoSessão D
D1 – Relação com os media, jornalismo científico e projetos influenciadores de políticas científicas
Painel 4
Arguência:
Cristina Conceição Palma, Maria João Leão, José Azevedo1. Que temas de ciência preferem os leitores?
Vera Novais
2. No Jardim há histórias sem fim
Catarina Schreck Reis, Liliana Gonçalves, Carine Azevedo, Paulo Renato Trincão
3. A investigação científica das universidades portuguesas nos media
Inês Mendes Moreira Aroso
4. Uma leitura da matemática na imprensa diária portuguesa: Problemas e razões
Susana Simões Pereira, José Manuel Pereira Azevedo, António José de Oliveira Machiavelo
5. O olhar dos media sobre o Hospital de Braga: casos negativos em notícia
Emiliana Sofia Coelho Gomes
6. Da rua para o jornal: envolver a comunidade local nas estratégias de comunicação de ciência
Marina Maciel, Alexandra Nobre, Cristina Almeida Aguiar, Maria Antónia Forjaz, Diana Lobo, Maria Judite AlmeidaD2 – Grassroots, DIY, citizen science, projetos desenvolvidos em comunidades
7. A descoberta a começar nos mais novos: um programa inovador para o ensino da ciência nas escolas
Catarina Júlio, Ana Godinho, Ana Mena
8. Novos Decisores das Ciências, Investigação-acção do 2.º Torrão
Coline Salzmann, João Duarte
9. O CIIMAR na Escola: Realização de atividades hands-on sobre ciências marinhas e ambientais na comunidade escolar
Joana Saiote, Marta Correia, Kim Larsen, Vitor Vasconcelos, Laura Guimarães
10. Conhecendo os líquenes e os briófitos das árvores podemos avaliar a qualidade do ar que respiramos
Vera Novais, Erika Almeida
11. Como os Diálogos entre a Ciência, a Tradição e a Cultura podem contribuir para o desenvolvimento das comunidades
Margarida Afonso, Helena Margarida Tomás, Paula Peres, Dolores AlveirinhoSessão E – Multimédia e projetos de arte e ciência
Painel 5
Arguência:
Maria Manuela Lopes, José Azevedo, Filipe Pires1. Intervalo Para o Conhecimento
Frederico Duarte, Carla Cardoso, Nuno Faria
2. When a brain meets a painting: the art and neuroscience of portrait gazing
Pedro Galvão Ferreira, Diana Lopes Pereira
3. Documentário Científico: “Células Estaminais – realidade e esperança”
Susana Magalhães, Ana Sofia Carvalho, Diogo Morais, Luís Teixeira
4. A Banda Desenhada é Eficaz na Comunicação de Ciência para Adolescentes?
Gisela Gaio-Oliveira e Bruno Pinto
5. Do Desenho de Campo ao Desenho Científico: o desenho como forma de comunicação
Dilar Pereira
6. Ilustrar a ciência: a arte na comunicação de ciência
Francisca Isabel Merino Nunes Cabral Cavaleiro, Maria João Faria Leite Dias dos Santos
7. A História de um Erro
Joana Barros, David Francisco, Pedro Braga Falcão, Teresa Cortez, Maria João Carvalho, Luís André Ferreira, Duarte Ferreira, Carlos Filipe Sousa, Pedro Santos, Marco Conceição, Miguel Diogo, Jorge Cabanelas, Mariana Fernandes, Mafalda Strecht Monteiro, Sílvio Mendes
8. “Lab Quest”: As aplicações móveis como estratégia de atração dos jovens para a ciência
Renata Silva, Diana Seabra, Paulo Fontes, Susana Neves, Jaime Fins, Rui Leitão, Guilherme Gomes, José Azevedo
9. ITQB EXPERIMENTA – da ardósia para a web. Uma plataforma digital de conservação da memória coletiva da comunidade científica e de diálogo com o público
Isaura Santos, Joana Lobo Antunes, Ana M. Sanchez
10. Ciência & Poesia: o artista improvável que viajou com Darwin
Sílvio Mendes, João MonteiroSessão F – Projetos internacionais ou de larga escala em Ciência e Sociedade
Painel 6
Arguência:
Ricardo Miguéis, Carlos Catalão, Pedro Moradas Ferreira1. Fontes de informação sobre saúde de um grupo de doentes asmáticos: usos e acessibilidades
Liliana Abreu, Maria Rui Vilar-Correia, Álvaro Mendes, João Arriscado Nunes e Júlio Borlido-Santos
2. “Profissão: cientista polar” E “Educação Propolar”: Dos Pólos até nós – trazendo a ciência polar para um público mais vasto.
Patrícia Azinhaga, José Xavier, Sílvia Lourenço, Gonçalo Vieira, Ana David, Bruno Cruz, Sónia Ferreira, Vânia Pereira, José C. Marques
3. Ar | Respire connosco: sharing scientific knowledge and promoting dialogue in an interactive and critical way
Anna Hobbiss, Bruno Afonso, Scott Rennie, Tiago Marques, Catarina Ramos, Zachary Mainen
4. Noite Europeia dos Investigadores 2013 – que público?
Isaura Santos, Ana Mena, Ana M. Sanchez
5. Vem conhecer os nossos vizinhos celestes! – uma experiência táctil
Lina Canas
6. Ouvir e envolver os cidadãos na gestão sustentada do território- O caso do Pego do Inferno, Tavira
Rita Borges
7. A cultura participativa e o envolvimento do público na comunicação de ciência: o caso do Ciência 2.0
I. Pereira, C. Azevedo, P. Fontes, S. Neves, J. Azevedo
8. eFormação de Professores GTTP / OAD-IAU
Lina Canas, Rosa Doran
9. Identificação de padrões ideológicos por análise semântica: compartilhando a experiência
Francisco Rafael de Araújo Rodrigues, Raphael Camurça Bruno
10. As semanas polares | The Polar Weeks
A S. Lourenço, A. Nieuwendam, A. S. David, J. Seco, P. Azinhaga, S. Aparício, E. Costa, G. Fugman, F. Piera , I. Tavernier, I. Trifonova, J. C. Xavier
11. Comunicação visual de elementos modernistas na obra Pedregulho
Raphael Camurça Bruno, Francisco Rafael de Araújo Rodrigues
12. A Importância da Investigação Cientifica no Ordenamento do Território
Meneses, B.M.; Saraiva, R.; Vale, M.J.; Reis, R.
13. Estudantes aprendizes de cientistas: de investigadores a comunicadores de ciência
Rosa Doran
Última revisão: 2 de Junho